sábado, 25 de agosto de 2012

Plantas da minha terra - Cabreola

Cabreolas, salsa-burra, cenoura-brava
Daucus carota


Flor de cabreola
 Para começar as crónicas das “Plantas da minha terra” teria de escolher uma planta especial.
A  Daucus carota é conhecida na minha família como cabreola.

Esta flor liga-me à minha avó materna, à avó Perpétua, que embora não tenha conhecido, o seu gosto pelas flores perpetuou-se pelo tempo. As cabreolas eram para ela, uma das suas flores favoritas, tal como para mim. Esta planta representa assim, uma espécie de linhagem feminina da família, que me liga às mulheres que me antecederam num fio que perco no tempo. Por ser tão especial e bonita foi ela que teve as honras de compor o meu bouquet de casamento e é ela que, no fim da Primavera e pelo Verão adiante, decora inúmeros arranjos de flores na Quinta da Vinagreira.


Avó Perpétua, a avó que gostava de flores
 Existem duas subespécies nos Açores: a maritimus e a azoricus. Confesso que não as sei destinguir, embora o lamente, uma vez que a azoricus é uma subespécie endémica dos Açores.
Estas crescem um pouco por todo lado, desde o nível do mar até quase aos 800 metros de altitude. Mas é nas zonas baixas das ilhas que as encontramos em maior abundância, desde os prados costeiros, às bermas dos caminhos, nos terrenos baldios, campos cultivo, pastagens, etc... É difícil não tropeçar em alguma, embora, claro, chame muito mais atenção na sua época de floração, entre Junho e Agosto.


Cabreolas num prado costeiro
Quanto aos usos por terras açorianas não sei de nenhum em particular, mas é provável que o haja. Por outras terras há quem as use de diferentes formas. Para fazer uma espécie de condimento das suas flores ou até café das suas raizes torradas. Como planta medicinal tem uma lista infindável de usos, desde ajudar na digestão, a purificar os rins e o figado, tónico úterino (desaconselhável a grávidas).  Mas, sem dúvida que para a tristeza e depressão um vaso de flores de cabreola é um dos melhores remédios.


Ficha da espécie
Espécie
Daucus carota sbsp azorica Franco
Nome Comum
Cabreola, Salsa-burra
Família
Apiaceae
Naturalidade
Indígena – subsp endémica
Distribuição Açores
Flores
Corvo
Faial
Pico
S.  Jorge
Graciosa
S. Miguel
St. Maria
Colhida em:
Quinta da Vinagreira – São Bartolomeu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...