sábado, 29 de dezembro de 2012

O meu sobrinho é vegan ...

“Molha de carne” e “Bacalhau com todos”, é assim que todos os anos a mesa da Ceia de Natal se compõe cá por casa. As tradições misturam-se trazendo um pouco de cada um para o prato. Nesta quadra, a molha é o prato típico da ilha do Pico, e o bacalhau remonta-nos a tradições mais continentais. Misturam-se as terras, os paladares e os genes, e a diversidade faz do nosso pequeno recanto um Universo.
- Cecília, sabes que o Tomás decidiu agora ser vegano. Diz uma das minhas irmãs.



Terríveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel... Parece gritar o coração de toda gente.
Há na família uma mistura de apreensão e desconfiança, com esta decisão de um dos meus sobrinhos. Por mim fico feliz. Este ano terei oportunidade de trazer para a mesa de Natal uma das minhas invenções vegetarianas. Poder-me-ei desafiar a criar um prato vegetariano para o Natal. É uma nova combinação, um novo elemento que nunca esteve presente antes e, como tudo, o que é novo causa desconfiança, principalmente quando vem de um rapaz com 13 anos... Não estamos habituados a mudar os hábitos por pessoas desta idade, não é suposto alterarem as tradições.
Pode ser efémera a opção, como a maioria é, nestas idades, contudo traz mais diversidade e inevitavelmente o nosso universo expande-se um pouco mais.
“Goulash”... Foi o que nasceu desta inspiração de tia. Este é um prato tipicamente carnívoro, vindo da Hungria. Já o comi na sua versão original e na sua terra natal. Em alguns aspectos assemelha-se à “Molha de carne”, por isso, esta versão vegetariana que descobri, pareceu-me ser o prato perfeito para a mesa de Natal. O seu segredo está na longa e lenta cozedura, associado ao aroma dos seus ingredintes.






A carne foi substituída pelo seitan, e o resto seguiu basicamente o caminho normal. Uma boa dose de paprica e pimentão, um fogão de lenha e um pote de barro. Resultou num prato fortemente aromático que, embora não sendo o preferido dos não veganos (basicamente toda a família menos o sobrinho convertido), foi aprovado e degustado por todos.
 
Ingredientes:
 

- Azeite (4 Colher de sopa)
- 3 cebolas, finamente picadas
- 4 dentes de alho, finamente picados
- 1 Colher de sopa de paprica doce ou colorau
- 6 tomates, finamente picados (eu utilizei de lata, porque nesta época não se encontra bom tomate maduro)
- 1 pimentão-vermelho, assado no forno
- 500g de seitan (pode usar-se soja em cubos ou hamburguers vegetarianos)
- Sal a gosto
- 2 Colher de sopa de tomatada
- 3-4 tomates secos, picados
- 1 Colher de sopa de açucar mascavado
- 1½ copo de água
- Coentros
- ¼ Colher de sobremesa cominhos
- 1 lata de feijão (usei feijão-vermelho)
- 3 folhas de louro
- 4 Colher de sopa de vinho tinto
- 3 Colher de sopa de vinagre balsâmico

 Preparação:
1.         Num tacho anti-aderente, aquecer o azeite. Adicionar as cebolas e deixar refogar por 2 a 3 minutos.
2.         Adicionar o alho e o seitan e, em lume baixo, cozinhar durante 10 minutos, até o seitan estar bem cozinhado.
3.         Polvilhar a paprica e deixar cozinhar, mexendo o seitan até que a parica fique bem incorporada.
4.         Adicionar todas as ervas, com excepção das folhas de louro. Mexer durante 1 minuto, e juntar a tomatada. Misturar e juntar os tomates e tomates secos. Deixar cozer 10 minutos, mexendo de vez em quando para não apegar.

5.         Adicionar o açucar, mexer outra vez, e juntar metade da água. Deixar cozer por mais 10 minutos, juntar a restante água e o resto dos ingredientes, excepto as folhas louro.  Deixar cozer mais 10 minutos.
6.         Transferir a mistura para um pote de barro ou ferro que possa ir ao forno. Juntar os pimentões assados e colocar por cima as folhas de louro. Cobrir com a tampa e vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 1 hora.
7.         Servir quente. Bon Appétit!

Receita adaptada de http://mouthwateringvegan.com

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal

O Natal é fora da Quinta, noutra ilha, noutra casa,  mas que é casa também.

Natal é uma mesa cheia de gente que se ama. São irmãos, sobrinhos, pais,  marido. São os momentos quentes que se passam junto destas pessoas a preparar comida, a fazer decorações cheias de cheiros do campo. É acender o forno de lenha. É rir e sorrir ao ver todos juntos mais um ano. Isto é tudo quanto basta e mais para quê? ...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pensamentos para partilhar

 
 

Não existe essa coisa de pessoa 'boa' ou 'má'; cada um de nós é capaz de grandes actos de gentiliza e generosidade como somos causadores do mal. O nosso desafio, enquanto humanos em evolução, é maximizar o primeiro e minimizar o segundo. ( Mark Boyle in O homem sem dinheiro) 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Um tesouro na Quinta da Vinagreira



 
- Espreita ali, espreita, espreita. Gritava o meu homem de cima do muro enquanto eu, no curral, tratava das galinhas e das cabras. Espalhei o milho soltando sonoros purPurpur Pur purpurPurpur Pur...
 
Assim que o milho acabou, corri para o outro lado do curral e espreitei para onde o meu homem apontava: um pequeno buraco da parede. Ali, vibrando à luz do sol, deste esplêndido dia de Outono, estava o nosso tesouro. Não uma mão cheia, mas oito ovos das minhas bonitas galinhas. Sorrimos triunfantes. Há quem queira encontrar a galinha dos ovos d’ouro, mas nós, simplórios como somos, queremos mesmo as galinhas dos ovos que se comem. Uma nova era começa na Quinta da Vinagreira.

Tal tesouro  merecia ser degustado na sua plenitude. Inaugurámos esta época de abundância com um pequeno-almoço de ovos escalfados, acompanhados com pão torrado barrado com manteiga de mostarda e pimenta. E... o laranja vivo da gema iluminou a nossa manhã...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...